Conceitos e Fundamentos do Turismo
Conceito de Turismo
Turismo "é o conjunto das relações e fenómenos originados pela a deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e permanências não sejam utilizadas para o exercício de uma atividade lucrativa principal, permanente ou temporária."
Turista é o indivíduo que a realiza a viagem turística que tem duração de 24 horas, enquanto o Excursionista é um individuo que realiza a viagem turística que a sua duração não atinge as 24 horas e não é necessário a estadia em empreendimentos turísticos.
Classificações de Turismo
Estabelecidos os conceitos de Turista e Turismo, várias classificações deste se podem fazer tomando como base as suas causas e influências e atendendo aos factores que intervêm mas deslocações de pessoas, tais como a sua origem, os meios de transporte utilizados, o grau de liberdade administrativa, a época da deslocação,etc.
Deste modo, podem ter - se as seguintes classificações:
a) Segundo a Origem dos Visitantes
- Turismo Doméstico ou Interno - resulta das deslocações dos residentes de um país, quer tenham a nacionalidade ou não desse país, viajando apenas dentro do próprio país.
- Turismo Recetor (Inbound Tourism) - abrange as visitas a um país por não residentes.
- Turismo Emissor (Outbound Tourism) - Resulta das visitas de residentes de um país ou outros países.
Estas três formas básicas podem ser combinadas de vários modos, resultando dessas combinações as seguintes categorias de Turismo:
- Turismo Interior - Abrange o turismo realizado dentro das fronteiras de um país e compreende o turismo doméstico e o recetor.
- Turismo Nacional - Refere se aos movimentos dos residentes de um dado país e compreende o turismo doméstico e emissor.
- Turismo Internacional - Abrange unicamente as deslocações que obrigam a atravessar uma fronteira, consiste no turismo recetor adicionado do emissor.
b) Segundo as repercussões na balança de pagamentos
Dado que as entradas de turistas estrangeiros contribuem para o ativo da balança de pagamentos de um país, na medida em que provocam a entrada de divisas, e que as saídas de residentes nesse país têm um efeito passivo sobre aquela balança por provocarem uma saída de divisas.
Em Portugal, o Turismo é extremamente importante para o país sendo que o número de turistas deverá aumentar nos próximos anos. O turismo cada vez mais está a desempenhar um papel importante na económica portuguesa, contribuindo 11% para o PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
c) Segundo a duração da permanência
Quanto ao tempo de duração da estadia do turista numa dada região ou num país pode distinguir - se entre Turismo de Passagem e Turismo de Permanência.
Turismo de Passagem - é efetuado no período de tempo necessário para se alcançar uma outra localidade ou país. (Excursionista)
Turismo de Permanência - será realizado numa localidade ou país, cujo o objetivo da viagem, é permanecer um período de tempo mais elevado que o Turismo de Passagem, que obriga por ao menos uma estadia. (Turista)
d) Segundo a natureza dos meios utilizados
De acordo com as vias a utilizar, podemos distinguir turismo terrestre, náutico e aéreo.
Com a perda de importância relativos aos caminhos de ferros e os barcos, a maior parte dos turistas desloca -se, ou por via aérea, ou por automóvel, embora em relação aos países que possuem fronteiras terrestres importantes, como Portugal, e no Turismo Interno, continue a dominar o Turismo Automóvel.
e) Segundo o grau de liberdade administrativa
De conformidade com este critério resulta a diferenciação entre o Turismo Dirigido e Turismo Livre, segundo as regulamentações existentes nos países, quer emissores, quer recetores, limitem a liberdade das deslocações de turistas ou lhes concedam inteira liberdade de movimentos. Este conceito faz referência aos vistos. Os vistos são documentos emitidos por um país dando a permissão da entrada de um indivíduo no país, os vistos são normalmente carimbados ou são anexados ao passaporte do destinatário.
f) Segundo a organização da viagem
O turismo, quer nacional, quer internacional, de acordo com a forma como é organizada a viagem, pode ser dividido em Turismo Individual, quando é só uma pessoa a organizar a viagem e o Turismo Coletivo ou de Grupo, quando é formado por mais do que uma pessoa, este tipo de turismo é organizado por um operador turístico ou por uma agência de viagem oferece ao indivíduo, pacote de tudo incluído, ou seja, dentro dessa viagem, já estão meios de hospedagem, restauração, incluídos no preço da viagem.
Em caso, se necessitar de mais informações, é só mandar uma mensagem!