quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Organizações Não Governamentais

Organização Não Governamentais


As organizações não governamentais ou ONG são associações da sociedade civil ( grupo de cidadãos que se organizam fora dos partidos políticos e das instituições estatais) e que não têm fins lucrativos. Surgiram da necessidade de resolução de problemas, muitos deles relacionados com os direitos humanos, que os Estados e as organizações intergovernamentais não solucionam, ou não conseguem resolver sem apoio. Estas associações diferenciam - se pelos objetivos que pretendem concretizar, pelas atividades que desenvolvem e pela sua área de influência.

Existem inúmeras de ONG, das quais podemos destacar, como por exemplo, as seguintes:


  • Amnistia Internacional - esta organização luta contra a violação dos direitos humanos. Surgiu em 1961, em Inglaterra, e atualmente conta com mais de 1,3 milhões de mebros e simpatizantes (voluntários) em todo o mundo.
  • Assistência Médica Internacional (AMI) - Foi criada em 1984, com a finalidade a intervenção rápida em situações de emergência de crise, luta contra a pobreza, fome, exclusão social e as consequências das guerras ou de catástrofes naturais.
  • Greenpeace - Criada em 1971, no Canadá, tem como finalidade a preservação do ambiente fragilizado pela ação dos seres humanos, denunciando: os atentados ao ambiente relacionados com ensaios nucleares e armamento, espécies em extinção, poluição dos oceanos e mudanças climáticas.
  • ILGA Internacional - Organização para a defensa dos direitos humanos das pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero)
  • Marcha Mundial de Mulheres - Movimento Internacional que congrega grupos e organizações que lutam contra todas as formas de desigualdade e de discriminação das mulheres.




Organizações Mundiais

Organizações Internacionais


As organizações internacionais são fundamentais no mundo globalizado, as organizações servem de apoio a países com pouco recursos.

Organização Internacional é uma associação voluntária de países, que atuam com autonomia relativa aos Estados - Membros, com objetivo de alcançar, os objetivos comuns. A ONU (Organização das Nações Unidas), a UE (União Europeia), a NATO (Organização do Tratado do Norte Atlântico), o FMI (Fundo Monetário Internacional) e a OCDE (Organização para  Cooperação e Desenvolvimento), são exemplos de organizações internacionais.



Algumas outras Organizações Internacionais:
  • OIT - Organização Internacional do Trabalho
  • OPEP - Organização de Países Exportadores de Petróleo
  • AMI - Assistência Médica Internacional
  • UNICEF - United International Children Fundation
  • OUA - Organização Unidade Africana
  • ACNUR - Auto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados
  • OMS - Organização Mundial da Saúde
  • PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
  • FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura
  • OMI - Organização Marítima Internacional

ONU - é uma organização internacional, cujo as quatros áreas de intervenção são: Defesa dos Direitos Humanos, Ajuda ao Desenvolvimento, Segurança e a Manutenção da Paz e Ajuda Humanitária, que poderá ver no site oficial da ONU (http://www.un.org/).

A ONU foi fundada depois do fim 2º Guerra Mundial (1945), para  manter a paz e a cooperação internacional entre países na solução de problemas económicos, sociais e humanitários.  A ONU é composta por seis órgãos principais:
  • Assembleia Geral - é composta por todos os Estados - Membros (193) tendo a competência para adotar resoluções, e todos tem o direito a voto dessas mesmas resoluções tomada em Assembleia.
  • Conselho de Segurança - é o órgão com poder efetivo de decisão relacionadas com a paz e a segurança internacional. É composto por 5 membros permanentes (E.U.A, Rússia, França, Reino Unido e China) e 10 membros eleitos por dois anos pela Assembleia Geral. Os membros permanentes possuem o direito ao Veto, ou seja, nenhuma decisão que o Conselho tome pode ser adotada sem o consentimento dos 5 países (E.U.A, Rússia, França, Reino Unido e China).
  • Secretariado - é dirigido por um Secretário Geral, é eleito pela Assembleia Geral, por um período de 5 anos, representa a organização junto os Estados Membros e é quem compete aplicar as resoluções adotadas em Assembleia Geral, e compete lhe o poder executivo.
  • Tribunal Internacional de Justiça - é órgão judicial da ONU, a quem compete resolver as questões jurídicas colocadas pelos Estados Membros.
  • Conselho Económico e Social - é o órgão de coordenação da atividade económica e social das Nações Unidas e das organizações especializadas.
  • Conselho da Tutela - é o órgão que fiscaliza a administração de territórios colocados sob a tutela da ONU.

Bandeira da ONU
Orgãos Subsidiários - Estes órgãos executam os programas e decisões da ONU. O programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Alto - Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) são dois exemplos destes tipo de órgãos.

Organizações Especializadas - A ação destas organizações coordenadas pela ONU, desenvolve - se nos domínios económico, social, educacional e sanitário. A FAO, a OIT, a UNESCO, e a OMS, são exemplos destas organizações.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Feliz Natal


Desejo a todos os leitores, a todas as pessoas, um bom natal, que tenham muita paz e amor, porque é base importante para ter - mos sucesso como humanos que somos, boas festas!!!

Feliz Natal - Português
Merry Christmas - Inglês
Feliz Navidad - Espanhol
Gezuar Krishtlindjet - Albanês
Frohe Weihnachten - Alemão
Chuk Sung Tan - Coreano
Veselé Vianoce - Eslovaco
Joyeux Noel - Francês
Buon Natale - Italiano
Merii Kurisumasu - Japonês
God Jul - Norueguês e Sueco
Cracium Fericit - Romeno
Mutlu Noeller - Turco


Resumindo Bom Natal, e sejam felizes <3



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Evolução do Turismo

Evolução Histórica do Turismo


Idade Clássica - Período que vai desde os primórdios das primeiras civilizações até a primeira metade do século XVII. Já na época dos Gregos e Romanos, já se registava deslocações de habitantes para outras cidades, também nessa época surge os Jogos Olímpicos que eram realizados em Atenas e depois espalhou se pelo Império Romano, iniciado assim a deslocações.


Idade Moderna - Apartir do séc. XVIII inicia - se as grandes mudanças, tanto do ponto de vista tecnológico, como do ponto de vista económico, social e  cultural, que introduzem alterações significativas nas viagens (Revolução Industrial).
Revolução Industrial - A Revolução Industrial  teve inicio no século XVIII, com a mecanização dos sistemas de produção. Com a aparecimento da máquinas, começaram se a desenvolver os primeiros comboios a vapor, que permitia a deslocação de pessoas para outros pontos, iniciado assim o Turismo.
Nesta época popularizam - se as viagens de recreio, entre as camadas sociais mais abastadas, como forma de aumentar os conhecimentos, procurar novos encontros e experiências.
Foi em 1841 que nasceu o turismo organizado com Thomas Cook. Este organiza a primeira viagem coletiva com duração de um dia e com 570 passageiros entre Loughborough e Leichester (Inglaterra) para assistirem um congresso de médicos.



Idade Contemporânea - O desenvolvimento dos transportes, o reconhecimento do direito às férias pagas, a criação de organizações nacionais e internacionais destinadas a promover o turismo e as novas ideias levaram a que, a partir do início do século XX, o turismo passa a ser considerado como uma atividade económica relevante.



domingo, 22 de dezembro de 2013

Tipos de Turismo

Tipos de turismo

A identificação dos tipos de turismo resulta das motivações e das intenções dos turistas, podendo seleccionar - se uma enorme variedade, dada a grande diversidade dos motivos que levam as pessoas a viajar.
  • Turismo de Recreio - Este tipo de turismo é praticado pelas pessoas que viajam para "mudar de ares", por curiosidade, ver coisas novas, disfrutar de belas paisagens, das distrações que oferecem as grandes cidades ou os grandes centros turísticos.


  • Turismo de Repouso - Deslocação de turistas que visam a obter um relaxamento físico e mental,  de obterem um benefício para a saúde ou de recuperarem fisicamente dos desgastes provocados pelo o Stress.


  • Turismo Cultural - Deslocações de turistas que são motivados pelo desejo de ver coisas novas, de aumentar os seus conhecimentos, de conhecer as particularidades e os hábitos de outras populações, de conhecer civilizações e culturas diferentes, de participar em manifestações artísticas.



  • Turismo Desportivo - Este tipo de turismo é exercido devido à motivação de assistir a um jogo de uma equipa favorita ou de afim de praticar um tipo de desporto, como por exemplo: de 4 em 4 anos é realizado os Jogos Olímpicos, neste evento desportivo, muitos são os turistas que deslocam - se ao país anfitrião  para assistir as modalidades presentes no evento.


  • Turismo de Negócios - Estas deslocações devem se a uma motivação a nível profissional ou negócios, dentro deste tipo de turismo temos: Viagens de Negócios Individuais, Congressos e Convenções, Feiras, Exposições, Salões Especializados, Seminários, Reuniões de Empresa, Conferência, Colóquios, Incentivos e Workshops.


  • Turismo Religioso - Este segmento de mercado do turismo, tem como motivação a fé. Está,portanto, ligado aos acontecimentos religiosos das localidades recetoras dos fluxos turísticos. É comum chamaram - se de peregrinações. Em Portugal, o acontecimento mais religioso é no dia 13 de Maio em Fátima, trata -se da aparição de Nossa Senhora  a três pastorinhos: Lúcia (que tinha na altura 10 anos, era prima de Jacinta e Francisco, morreu em 2005 com 98), Jacinta (que tinha na altura 7 anos, era irmã de Francisco, teve uma vida curta, pois faleceu em 1920, devido à gripe Espanhola) e Francisco (que tinha na altura 9 anos, era irmão mais velho de Jacinta, também faleceu muito novo  devido a uma doença prolongada). Este tipo de acontecimentos de religioso, é muito concorrido, muitos são os turistas provenientes de outros país, como os países do leste , do norte, entre outros.


  • Turismo Balnear - Este tipo de turismo consiste na busca do sol e de praia, isto implica uma exploração intensiva da costa litoral durante o verão. Em Portugal, um dos destinos preferidos pelos turistas durante o verão é o Algarve, criando empregos sazonais e também gerar algum lucro para a região.


sábado, 21 de dezembro de 2013

Turismo Centro de Portugal

Turismo Centro de Portugal


O turismo de Centro de Portugal é repartido pelos distritos de Castelo Branco, Aveiro, Viseu e Coimbra.

http://www.turismodocentro.pt/pt/, neste site poderá encontrar informações úteis sobre esta região, e poderá procurar informações que necessite.




Conceitos e Fundamentos do Turismo


Conceitos e Fundamentos do Turismo


Conceito de Turismo

Turismo "é o conjunto das relações e fenómenos originados pela a deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e permanências não sejam utilizadas para o exercício de uma atividade lucrativa principal, permanente ou temporária."

Turista  é o indivíduo que a realiza a viagem turística que tem duração de 24 horas, enquanto o Excursionista é um individuo que realiza a viagem turística que a sua duração não atinge as 24 horas e não é necessário a estadia em empreendimentos turísticos.

Classificações de Turismo

Estabelecidos os conceitos de Turista e Turismo, várias classificações deste se podem fazer tomando como base as suas causas e influências e atendendo aos factores que intervêm mas deslocações de pessoas, tais como a sua origem, os meios de transporte utilizados, o grau de liberdade administrativa, a época da deslocação,etc.

Deste modo, podem ter - se as seguintes classificações:

a) Segundo a Origem dos Visitantes

  • Turismo Doméstico ou Interno - resulta das deslocações dos residentes de um país, quer tenham a nacionalidade ou não desse país, viajando apenas dentro do próprio país.
  • Turismo Recetor (Inbound Tourism) - abrange as visitas a um país por não residentes.
  • Turismo Emissor (Outbound Tourism) - Resulta das visitas de residentes de um país ou outros países.

Estas três formas básicas podem ser combinadas de vários modos, resultando dessas combinações as seguintes categorias de Turismo:

  • Turismo Interior - Abrange o turismo realizado dentro das fronteiras de um país e compreende o turismo doméstico e o recetor.
  • Turismo Nacional - Refere se aos movimentos dos residentes de um dado país e compreende o turismo doméstico e emissor.
  • Turismo Internacional - Abrange unicamente as deslocações  que obrigam a atravessar uma fronteira, consiste no turismo recetor adicionado do emissor.


b) Segundo as repercussões na balança de pagamentos

Dado que as entradas de turistas estrangeiros contribuem para o ativo da balança de pagamentos de um país, na medida em que provocam a entrada de divisas, e que as saídas de residentes nesse país têm um efeito passivo sobre aquela balança por provocarem uma saída de divisas. 

Em Portugal, o Turismo é extremamente importante para o país sendo que o número de turistas deverá aumentar nos próximos anos. O turismo cada vez mais está a desempenhar um papel importante na económica portuguesa, contribuindo 11% para o PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

c) Segundo a duração da permanência

Quanto ao tempo de duração da estadia do turista numa dada região ou num país pode distinguir - se entre Turismo de Passagem e Turismo de Permanência.

Turismo de Passagem - é efetuado no período de tempo necessário para se alcançar uma outra localidade ou país. (Excursionista)

Turismo de Permanência - será realizado numa localidade ou país, cujo o objetivo da viagem, é permanecer um período de tempo mais elevado que o Turismo de Passagem, que obriga por ao menos uma estadia.  (Turista)

d) Segundo a natureza dos meios utilizados

De acordo com as vias a utilizar, podemos distinguir turismo terrestre, náutico e aéreo.

Com a perda de importância relativos aos caminhos de ferros e os barcos, a maior parte dos turistas desloca -se, ou por via aérea, ou por automóvel, embora em relação aos países que possuem fronteiras terrestres importantes, como Portugal, e no Turismo Interno, continue a dominar o Turismo Automóvel.

e) Segundo o grau de liberdade administrativa

De conformidade com este critério resulta a diferenciação entre o Turismo Dirigido e Turismo Livre, segundo as regulamentações existentes nos países, quer emissores, quer recetores, limitem a liberdade das deslocações de turistas ou lhes concedam inteira liberdade de movimentos. Este conceito faz referência aos vistos. Os vistos são documentos emitidos por um país dando a permissão da entrada de um indivíduo no país, os vistos são normalmente carimbados ou são anexados ao passaporte do destinatário.

f) Segundo a organização da viagem

O turismo, quer nacional, quer internacional, de acordo com a forma como é organizada a viagem, pode ser dividido em Turismo Individual, quando é só uma pessoa a organizar a viagem e o Turismo Coletivo ou de Grupo, quando é formado por mais do que uma pessoa, este tipo de turismo é organizado por um operador turístico ou por uma agência de viagem oferece ao indivíduo, pacote de tudo incluído, ou seja, dentro dessa viagem, já estão meios de hospedagem, restauração, incluídos no preço da viagem.


Em caso, se necessitar de mais informações, é só mandar uma mensagem!



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Regiões de Turismo


Principais Regiões do Turismo


Em Portugal, existiram 7 regiões de Turismo, mas no passado dia 17 de Maio entrou em vigor a nova lei das 5 regiões de Turismo:
  • Porto e Norte
  • Centro de Portugal
  • Lisboa e Vale do Tejo
  • Alentejo
  • Algarve
Eliminando assim, as regiões autónomas dos Açores e Madeira, que antes pertenciam as regiões de Turismo


Se precisarem de mais informações, é só mandarem mensagem =)




Turismo de Portugal, I.P


Turismo em Portugal


Em Portugal, a instituição do governo que tutela o Turismo é a Secretária de Estado do Turismo, que está sob a alçada do Ministério da Economia e Inovação.

Turismo de Portugal, I.P

O Turismo de Portugal, I.P é a entidade pública responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística em Portugal. É responsável pelo licenciamento e classificação dos empreendimentos turísticos (hotéis), pelo financiamento e incentivos ao financiamento de projetos na área do Turismo, pelo planeamento e certificação da formação turística (Escolas de Hotelaria), a promoção de Portugal no estrangeiro. Compete lhe igualmente zelar pelo cumprimento da legalidade no âmbito da atividade do jogo.



Apresentação

Bem vindos ao blog do Turismo


Neste blog, irei abordar algumas sugestões de visitas a museus, a feiras, a tudo o que possa desfrutar, e também poderei abordar alguns conceitos da hoteleira que poderá não conhecer como: termos utilizados na receção, o que fazer se perder a sua bagagem num aeroporto, tudo o que não sabe aqui poderá descobrir.

Espero que goste deste blog, e já sabe se tiver alguma dúvida, faça uma pergunta, estarei disposta a responder!!!